quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROJETO " CINEMINHA NA ESCOLA"

CMEI-MARIA HONÓRIA RIBEIRO
Projeto Cineminha na Escola

APRESENTAÇÃO

De todos os seres viventes no nosso planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.
O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor.
Assim, através do “Projeto Cinema na Escola” a nossa unidade escolar possibilitará aos nossos estudantes e seus pais/responsáveis o acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural e política no âmbito Escolar.
Esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, juntamente com a família dos educandos, incentivando a formação crítica e apreciativa.

JUSTIFICATIVA

            O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos. Para que o desenvolvimento da aprendizagem seja plenamente alcançado, faz-se necessário sair da rotina escolar. Envolver os pais/responsáveis nessas atividades é essencial para a inclusão destes no cotidiano escolar de seus filhos.

OBJETIVO GERAL

            Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar, envolvendo a família do educando neste processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar aos educandos e sua família o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;
- Apresentar o Cinema ao público-alvo como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;
- Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos e sua família.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

   O grupo gestor da escola será responsável pelo projeto, tendo duração indeterminada, sendo renovado anualmente com respectivas adequações e melhorias.
O Projeto “Cinema na Escola” será dividido em duas etapas, sendo elas: (1º) o agendamento com os pais e (2º) a exibição do filme.
Na primeira fase os professores conversarão com os alunos em sala, falando da importância de todos participarem do projeto e serão enviados aos pais /responsáveis ingressos pessoais e intransferíveis para que estes compareçam ao evento.
Na segunda fase será o evento propriamente dito. Será exibido um filme a ser escolhido previamente pelo grupo gestor que seja adequado a todas as idades. E durante o filme será distribuído pipoca e refrigerante a todos os presentes.




RECURSOS

- Data-show
- Computador
- DVD
- Cadeiras
- Copos descartáveis
- Saquinhos para pipoca
- Milho para pipoca
- Refrigerante

CRONOGRAMA DAS AÇÕES:
Professoras conversarão com os alunos em sala sobre o evento
Exibição do filme
Passeio ao cinema( uma turma por vez, os pais também poderão ir).

AVALIAÇÃO
            Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Cineminha na Escola”, através da análise do interesse e participação.


BIBLIOGRAFIA
Site: <http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1557772> - Acessado em 22/02/2011
Site: http://jovinoseabra.blogspot.com/- acessado em 22/02/2011.
















2 comentários: